VOLTAR PARA O HOTSITE
Campanha de Incentivo Mobility Turismo S.A.
De 09/04/2018 a 22/07/2018
09/04/2018
#1 Os carros que alugaremos no futuro
Nunca reunimos tantos dados sobre tudo e todos como agora. Precisamos recorrer a ferramentas tecnológicas para descartar o que é inútil e absorver o que realmente importa na ínfima parcela dessa montanha de dados que chega até nós. A tecnologia também vem ajudando empresas e governos a processar informações para conhecer melhor as pessoas, seus hábitos e preferências, e assim facilitar as suas vidas. A Mobility, maior central de locadoras de veículos do Brasil, já vem fazendo isso há vários anos, para garantir um atendimento personalizado aos clientes.

“Viajar é uma das coisas mais prazerosas que existem, mas também tem sua carga natural de stress. Nossa missão é aliviar essa carga, procurando nos antecipar aos desejos dos clientes. É nesse sentido que usamos a tecnologia: para reconhecer os hábitos dos clientes, facilitar as suas escolhas e agilizar o processo de locação”, afirma Oskar Kedor, que fundou a Mobility há 18 anos. O empenho de proporcionar ao viajante um serviço o mais próximo possível das suas expectativas é o que se espera não só das locadoras, mas de todos os prestadores de serviços turísticos, a começar pelo hotéis e companhias aéreas. Check-ins e check-outs mais rápidos, manuseio adequado de bagagens e simplificação dos trâmites obrigatórios são preocupações comuns nos segmentos de viagens. Mas o que mais precisa ser melhorado? Como isso pode ser feito?

Vários avanços já foram incorporados à rotina das locadoras. É fácil perceber isso quando fazemos uma viagem mental para o ano 2000 e nos lembramos de como era alugar um carro naquela época. O único sistema interativo online que existia – criado pela Avis naquele ano – servia apenas para algumas solicitações de serviços e tira-dúvidas. De resto, era caneta e (muito) papel, incluindo contrato, apólice de seguro, guia do carro e vários mapas, já que o GPS ainda não estava no horizonte. Moedas tinham de ser reservadas para os pedágios e parquímetros. Celular era um mero aparelho para fazer ligações telefônicas, com sinal fraco. Alguém tem saudade disso?

Se essa realidade de 18 anos atrás parece pertencer a uma outra era, imagine o que nos reservam os próximos 18 anos. Ou metade disso. Ou mesmo o próximo ano. Como será o futuro da locação de carro? Nos Estados Unidos e na Europa, avançam os testes com carros autômatos – a GM promete produzir os primeiros já em 2019. Os automóveis híbridos já nem são novidade. E o carro voador parece que finalmente vai deixar de ser um sonho de ficção científica para um dia ganhar as ruas, ops, os ares – e as locadoras. Você está preparado para ele? É bom começar. 

Mais: aplicativos que facilitam a vida surgem aos montes todos os dias – e, na locação, eles ajudam a gerenciar a frota, diminuir a fila de espera nos pontos de atendimento e facilitar a contratação de seguro, entre outros procedimentos. Com a ajuda da internet das coisas e da robótica, cidades inteligentes fornecerão dados em tempo real para melhorar o fluxo de veículos. O uso de vários modais de transporte já é incentivado, alterando a maneira de se mover dentro das cidades. Estradas que abastecem carros elétricos, sem necessidade de paradas, estão em estágio experimental na China. Como isso poderá ser aplicado nas nossas estradas – e quando? De outros projetos, mais secretos, nem fazemos ideia. O que mais pode sair do laboratório de ideias de Elon Musk? Como será que Google e Apple, para focar só nas gigantes, estão se preparando para a mobilidade do futuro?

“O uso correto da tecnologia vai tornar as experiências humanas mais plenas e confortáveis”, diz Oswaldo Melantonio Filho, presidente da Mobility desde 2016. E como ficam as locadoras nesse futuro líquido? São essas perguntas que tentaremos responder nos próximos meses neste espaço, mostrando iniciativas e ideias e abrindo o espaço para pensarmos no futuro da locação de automóvel e da mobilidade. Aperte o cinto de segurança, pois a viagem será com emoção.

​____________

Agora que você leu o conteúdo, teste seus conhecimentos no Quiz - Futuro Rent a Car
regulamento