VOLTAR PARA O HOTSITE
Campanha de Incentivo Mobility Turismo S.A.
De 09/04/2018 a 22/07/2018
08/06/2018
#8 Carro voador, pode?
Vai poder, em breve. Há vários projetos em andamento e o mais avançado deles, desenvolvido pela empresa alemã PAL-V, foi uma das sensações do último Salão de Genebra, em março deste ano. O fabricante anunciou na ocasião que produzirá um primeiro lote de 90 unidades de seu modelo voador, entregues por encomenda a partir de 2019, ao preço de 600 mil dólares na versão executiva e 360 mil dólares na standard. O protótipo, que recebeu o nome de PAL-V Liberty, acomoda dois passageiros e pesa apenas 664 quilos, apesar das grandes hélices com que é equipado.

O Liberty tem formato oval e a aparência de um triciclo desajeitado, mas a PAL-V garante que ele pode atingir até 160 km/h em terra e 180 km/h no ar, movido por um motor de 200 hP. Acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e, a partir de 50 km/h, está pronto para decolar. Com tanque de combustível de 100 litros, tem autonomia para rodar – ou voar – por 400 quilômetros com dois ocupantes, ou até 500 quilômetros se levar apenas o condutor. O CEO da PAL-V, Robert Dingemanse, explicou que todas as certificações necessárias para a venda do Liberty serão concedidas com base no modelo mostrado em Genebra. “Chegamos ao ponto que separa os pioneiros dos sonhadores”, afirmou.

Juntar as propriedades do carro e do avião numa só máquina é um desejo antigo de cientistas e empresários da área automobilística. Várias experiências nesse sentido foram feitas a partir do início do século passado, sobretudo logo após da Segunda Guerra Mundial, mas os projetos nunca demostraram viabilidade técnica ou econômica. Agora esse sonho finalmente parece estar próximo de ser concretizado – quem sabe antes mesmo de os carros autônomos ganharem as ruas. Você é daqueles que gostariam de embarcar já no primeiro voo de carro alado? Ou acha melhor esperar mais um pouco?
regulamento